Gestão de Projetos e Obras

Construção ou Reforma, aqui você resolve tudo no mesmo lugar!

O Grupo HDL desde a idealização à execução, oferece serviços para garantir que todos os estágios da sua obra alcancem excelência e seu investimento tenha o retorno esperado.

Gestão de Projetos e Obras
Gestão de Projetos e Obras

Porque contratar o serviço: Gestão de Projetos e Obras?

Uma obra, do seu início ao fim, passa por diversas etapas importantes e distintas, mas todas elas têm algo em comum: são realizadas com base em um planejamento prévio. Por isso, para que na entrega do empreendimento tudo esteja em conformidade, inclusive o orçamento e o cronograma, os profissionais precisam investir em uma eficiente gestão de projetos na construção civil.

O setor da construção fica mais competitivo e exigente a cada dia, portanto as empresas precisam otimizar seus processos construtivos. Assim, conseguindo entregar empreendimentos com maior desempenho, menos custos e tempo

Esse é o objetivo principal da gestão de projetos, aliando técnicas e metodologias para melhorar o controle da conformidade do projeto de construção, do orçamento e do cronograma da obra.

O que é uma Gestão de Projetos e Obras?

A gestão de projetos na construção civil consiste na administração de todas as etapas e de todos os elementos que integram o projeto de uma obra, como o orçamento, os prazos, a mão de obra, os materiais e assim por diante.

O gerenciamento de projetos está apoiado sobre alguns pilares que o gestor deve compreender e aplicar nas atividades: planejamento, gestão de pessoas, gestão de obras e gestão de riscos. A partir do planejamento, são definidos os outros pontos.

Como buscar mais eficácia na Gestão de Projetos e Obras?

Para que uma obra seja concluída dentro do prazo, com a qualidade esperada, é fundamental respeitar um conjunto de parâmetros que são percebidos diariamente em um canteiro de obras.

A gestão de projetos na construção civil otimiza as chances de uma obra bem efetuada, garantindo organização antes mesmo de seu início. Por exemplo, o orçamento de obra bem-feito garante a satisfação do cliente, evitando transtornos durante a execução do projeto, principalmente a necessidade de gastar mais dinheiro para atender à demanda de materiais que estão faltando.

Da mesma forma, é preciso respeitar os prazos e concluir todas as etapas de modo eficiente, com a utilização das novas tecnologias e com a coordenação dos recursos. O gerenciamento do projeto é a chave para evitar falhas e otimizar os resultados.

Por que uma Gestão de Projetos e Obras bem estruturada é tão importante?

A fim de obter êxito no gerenciamento dos projetos, é fundamental deixar alguns pontos bem definidos, como:

  • os objetivos;
  • as dificuldades;
  • os fornecedores ideais;
  • os prazos;
  • os serviços terceirizados;
  • os gastos;
  • a mão de obra qualificada;
  • a prevenção de riscos.

Cada um desses conceitos deve se ajustar à realidade de seu negócio. Além desses pontos, outras especificidades devem ser levadas em conta. Cada obra tem suas peculiaridades, e as fases de produção são diferentes.

Assim, os processos precisam de padronização, para que a produtividade seja garantida. A prevenção de risco também é um processo complexo e deve integrar o projeto de forma personalizada, como “gerenciamento de riscos”.

A gestão de projetos ainda precisa fazer um levantamento sobre:

  • o uso dos equipamentos para construção civil;
  • a logística dos materiais;
  • as questões de segurança do trabalho;
  • a padronização dos processos;
  • o acesso aos locais e o mapeamento dos locais de risco.

Quais são as vantagens da Gestão de Projetos e Obras?

Nessa última parte do texto sobre a gestão de projetos na construção civil, vamos detalhar as vantagens que ela proporciona à empresa. Acompanhe.

Redução de custos

Para toda empresa que pretende gerar economia, a gestão de projetos é uma grande aliada, mesmo que alguns materiais apresentem um custo mais alto.

A economia é percebida na redução de desperdícios, por exemplo. Com os profissionais qualificados e o orçamento preciso, os materiais são usados convenientemente e comprados na quantidade certa.

Da mesma maneira, evitam-se multas por irregularidades, ações judiciais devido a trabalhadores insatisfeitos, gastos extras com funcionários acidentados e problemas com os clientes por causa de entregas atrasadas ou desvios do projeto original (esses conflitos também podem terminar na justiça e causar ônus financeiro à empresa).

Controle dos materiais

Como já observado, os desperdícios tendem a cair com a gestão de projetos na construção civil. Com sua ajuda, o gestor consegue manter a obra com os custos dentro do orçamento.

A gestão precisa permite ainda identificar o momento certo de comprar algum material, sem gerar desperdícios.

Cumprimento de prazos

O cumprimento de prazos é outro benefício evidente. A partir de um cronograma bem elaborado e de um planejamento prévio e acertado, é possível concluir a obra dentro do prazo estimado, gerando satisfação ao cliente.

Na verdade, a boa administração pode até entregar com alguma antecedência, o que vai repercutir positivamente no ânimo do cliente. Mas é claro que a finalidade é concluir no período estimado — não se deve tentar adiantar a entrega apenas para cativar mais o público, pois isso pode ser arriscado para a qualidade da obra final.

Competitividade otimizada

Se a empresa age dentro da lei e oferece um bom gerenciamento ao projeto, o resultado é que ela aumenta seu potencial competitivo no mercado de construção civil.

Assim, leva vantagem sobre outras empresas do ramo que não gerenciam seus projetos e acabam por sofrer com prazos não cumpridos, profissionais sem a devida qualificação, desperdício de materiais, multas por irregularidades e assim por diante.

Nesse sentido, a empresa que faz a devida gestão dos projetos aumenta sua competitividade devido a fatores como:

  • orçamento mais preciso;
  • mão de obra qualificada;
  • tecnologia adequada;
  • equipamentos com bom desempenho (manutenção preventiva);
  • respeito às normas de segurança e a outras regulamentações pertinentes à construção civil;
  • melhor aproveitamento dos recursos materiais e do tempo;
  • prazos cumpridos.

Previsão de demandas e eventos adversos

Quando tudo está sob controle, é possível fazer projeções exatas, como antecipar a demanda de algum material, equipamento ou profissional, evitando que a obra atrase por causa disso. Por exemplo, pode-se ter à disposição algum equipamento ou profissional substituto, garantindo que o trabalho continue no mesmo ritmo.

Eventuais falhas e problemas podem ser resolvidos antes mesmo de os trabalhos serem iniciados no canteiro, o que permite que o cronograma seja cumprido naturalmente.

Inicie agora seu Orçamento

OBS: Em breve atualizaremos nosso telefone fixo por motivo de mudança de escritório.

Abaixo, você escolhe a melhor forma de enviar sua Solicitação, preenchendo o formulário ou entrando em contato via WhatsApp.

Não gosta de formulários? Ligue agora para (11) 97432-0550 ou fale conosco pelo WhatsApp